Segundo o jornalista, o Santander confirmou a autenticidade do documento e se justificou ao afirmar que adota critérios “exclusivamente técnicos” em suas análises econômicas, “sem qualquer viés político ou partidário”.
No texto impresso, clientes da categoria “Select”, que têm renda mensal superior a R$ 10 mil, são alertados pelo título “Você e o seu dinheiro”. O texto associa o crescimento de Dilma nas pesquisas de intenção de voto com a alta de juros e do dólar, e afirma que o índice Bovespa vai cair.
Após a divulgação do caso, o banco pediu desculpa aos clientes através de nota. Leia a resposta do Santander na íntegra, abaixo:
“O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. O texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.”
O Santander é o 5º maior banco em atuação no país, atrás de Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco, e o 1º estrangeiro, já que possui capital espanhol.
