
De acordo com o jornal O Globo desta sexta-feira (20), a presidente da República, Dilma Rousseff, prepara um pacote de medidas na área fiscal para 2015. O objetivo é economizar o equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Na quinta (19), o governo anunciou que não vai renovar a desoneração do IPI para compra de veículos novos e a medida faria parte dessa série em preparação.
O governo deve adiar nomeações de servidores aprovados em concursos públicos, congelar salários e o Bolsa Família. Já o seguro-desemprego acima de um salário mínimo deve ser reajustado com a reposição da inflação. Segundo o Globo, o governo ainda estuda a possibilidade de aumentar impostos, como a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico que incide sobre a gasolina.
O governo federal programou que as medidas impopulares fossem anunciadas pelo atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas como a crise econômica se agravou, Dilma Rousseff deve anunciar o novo ministro antes do que pretendia. O pacote fiscal já está praticamente pronto sob responsabilidade da equipe de Guido Mantega.
Fonte: Blog Matheus Leitão