
O deputado estadual em Goiás, Mauro Rubem (PT), apresentou projeto à casa legislativa no dia 03, terça-feira, para criar o Bolsa-Reciclagem.
De acordo com o deputado, o objetivo é propor políticas protecionistas para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em relação aos materiais recicláveis produzidos diariamente por milhões de pessoas em Goiás. “A Bolsa Reciclagem tem por objetivo o incentivo à reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos, com vistas à redução da utilização de recursos naturais e insumos energéticos, com inclusão social de catadores de materiais recicláveis”, frisou.
Segundo o parlamentar a produção de lixo crescente e desordenada, por conta dos sistema de produção de bens e produtos para o consumo da população, tem causado graves problemas sociais, além de comprometer o futuro na Terra, já que as ações dos seres humanos são altamente degradantes.
“Atualmente não existe nenhuma política pública específica para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis. O que eu considero um erro e um atraso para a construção de um país com justiça social. Por isso, nosso projeto de lei é extremamente importante, pois dignifica e reconhece o trabalho dessas pessoas, que são de suma importância para a consciêntização da sociedade”