
Na última pesquisa IBOPE, o número de votos brancos/nulos foi de 16%. Não é pouca coisa. Segundo Marcia Cavallari, diretora do instituto, esse percentual é majoritariamente de pessoas com perfil oposicionista; ou seja, gente que NÃO QUER a reeleição da Dilma.
Pois é bom que saibam: voto branco/nulo serve única e exclusivamente para ajudar quem está liderando as pesquisas. Isso porque tal voto fica fora da somatória dos “válidos”, cujo universo (obviamente) é menor a cada “branco” ou “nulo”. Desse modo, Dilma precisaria de MENOS VOTOS para manter-se em posição percentualmente superior.
Portanto, se você pretende votar em branco ou nulo porque está de saco cheio do que está aí (ou ao menos NÃO GOSTARIA DE AJUDAR Dilma Rousseff e o PT), não anule o voto e nem vote em branco. Vote em alguém, seja quem for. Mas você também não quer ajudar ninguém “com chance”, não é? Então lanço a campanha…
VOTE NO EYMAEL!
Mantidos os números atuais, sr. José Maria Eymael, portador do melhor jingle da história política mundial, não teria condições de eleger-se. Para efeito de protesto, portanto, daria no mesmo. E, melhor ainda, seu voto não ajudará ninguém a ganhar a eleição.
Apenas TAMBÉM NÃO AJUDARÁ A DILMA (já que votando branco/nulo, pela matemática eleitoral, você colaboraria com ela).
E não acho que estejam errados os que pretendem votar branco/nulo. É evidentemente um direito. Mas é bom que todos saibam dessa “armadilha” matemática, tanto mais quando se trata de um grupo em sua maioria CONTRÁRIO à situação atual.
Em suma: votar branco/nulo ajudará a Dilma; se não é essa sua intenção, já sabe: EYMAEL NA CABEÇA!